ASSOCIAÇÃO DE DELEGADOS DIZ QUE BELTRAME FEZ VIAGEM PESSOAL ...

18/05/2011

Fonte : Do R7 | 16/05/2011 às 15h44

Associação de Delegados diz que Beltrame
fez viagem pessoal com verba pública
Secretaria nega acusação e diz que ida a Paris foi por motivos profissionais

O presidente da Adepol-RJ (Associação dos Delegados de Polícia do Rio de Janeiro), Wladimir Reale, informou nesta segunda-feira (16) ter encaminhado à Corregedoria-Geral Unificada uma representação contra o secretário de Segurança Pública José Mariano Beltrame, “por suspeita de improbidade administrativa”.

Reale alega que Beltrame foi a Paris, na França, participar de um festival de cinema com passagens e diárias pagas pelo governo do Estado. O pedido de emissão dos bilhetes e diárias teria sido aprovado pela própria secretaria no dia 24 de abril.

Soa no mínimo estranho a utilização de verba pública para participação de um evento de natureza privada.

A Secretaria de Segurança Pública informou que “a ida do secretário de Estado de Segurança, José Mariano Beltrame, e do subsecretário de Modernização Tecnológica, Edval Novaes, a Paris, não foi por motivos pessoais. Também não é verdade que a viagem citada tenha sido, exclusivamente, para uma mesa de debates sobre as Unidades de Polícia Pacificadora e do lançamento do documentário 4 X UPP”.

Ainda de acordo com a secretaria, Beltrame e Novaes participaram também de uma série de visitas técnicas que resultaram em convênios e acordos entre as polícias francesa e carioca. Entre os compromissos da agenda do secretário e do subsecretário durante a viagem a Paris estão visitas a nove instituições, entre elas o Destacamento Central Interministerial Técnico, onde foi acertado um intercâmbio com o Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) para o segundo semestre.

A Secretaria informou também que está à disposição da CGU para prestar qualquer tipo de esclarecimento.